1 - A Rádio Douro Nacional é uma webrádio vocacionada para servir a comunidade do concelho de Lamego e concelhos limítrofes, e pauta a sua atividade pela defesa dos interesses da comunidade portuguesa espalhada por todo o mundo.   
 
2 - A Rádio Douro Nacional rege-se pelo cumprimento dos princípios consagrados na Constituição da República Portuguesa e na Lei da Rádio, orientando-se por critérios de rigor e pluralismo, sem qualquer dependência de ordem ideológica, política, religiosa ou económica.
 
3 - A Rádio Douro Nacional aposta numa programação de qualidade e diversificada, abrangendo diversos campos da sociedade e correspondendo às motivações e interesses de um público exigente e plural, defendendo e promovendo a língua e a cultura portuguesas, sem perder de vista a cultura e os valores eminentemente próprios da região onde se insere.
 
4 - A Rádio Douro Nacional rege-se pelo cumprimento das normas éticas e deontológicas do jornalismo.
 
5 - A Rádio Douro Nacional orienta a informação por critérios de rigor, independência, pluralismo, objetividade, exigência e profissionalismo, recusando o sensacionalismo e a exploração comercial de conteúdos informativos.
 
6 - A Rádio Douro Nacional não dá preferência a qualquer doutrina ou ideologia. É também, independente de todos os poderes políticos, forças profissionais, patronais e sindicais.
 
7 - A Rádio Douro Nacional aceita o direito de resposta a qualquer pessoa, organização ou instituição que se julgue ofendida pela palavra veiculada, mas sempre nos termos da lei.
 
8 - A Rádio Douro Nacional está disponível para a divulgação dos acontecimentos e iniciativas de âmbito local e regional com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da região e para a afirmação da sua identidade sociocultural;
 
9 - A Rádio Douro Nacional proporcionará o recreio e o entretenimento, devendo contribuir para formação e educação dos seus ouvintes.
 
10 - A Rádio Douro Nacional reconhece como limite o espaço privado dos cidadãos, que se compromete a respeitar escrupulosamente.